Programa se destina a jovens em início de carreira; ele combina aulas no SENAI/SC e trabalho remunerado nas indústrias contratantes

Florianópolis, 13.02.2026 – O SENAI/SC qualificou 23,7 mil jovens na aprendizagem industrial em 2025, alta de 11,6% em relação aos 21,2 mil registrados em 2024, segundo o Relatório Anual 2025.

A aprendizagem combina aulas no SENAI/SC e trabalho remunerado nas indústrias contratantes. A jornada, somando curso e trabalho, pode chegar a oito horas diárias.

Para os jovens, o programa representa o início de uma carreira na indústria, setor emprega 934,3 mil pessoas e responde por 36,7% dos postos de trabalho no estado.

Os aprendizes podem atuar em áreas como eletrônica, automação, mecânica, tecnologia da informação, alimentos, energia e construção civil.

Imagem
c
Aulas ocorrem nas unidades do SENAI/SC ou em pontos de atendimento dentro de indústrias

📜 Tradição

O SENAI/SC é referência em aprendizagem no estado. As aulas ocorrem nas escolas fixas de formação profissional, localizadas em todas as regiões do estado, e nos pontos de atendimento dentro de indústrias.

✍️ Para participar

Os interessados podem procurar a unidade do SENAI mais próxima para obter informações ou cadastrar o currículo no site especial. Quando surgem oportunidades, os candidatos são contatados.

📊 Relatório

Divulgado em janeiro, o Relatório Anual 2025 reúne indicadores da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e de suas entidades: SESI/SC, SENAI/SC, IEL/SC e CIESC.

💻 Saiba mais sobre a Aprendizagem Industrial do SENAI

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn