Treinamentos reduzem acidentes e doenças, melhoraram condições de trabalho e contribuem para a preservação da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores

Florianópolis, 05.02.2026 – O SESI/SC realizou 38 mil cursos de normas regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) em 2025, aponta balanço divulgado nesta quinta (5).

O volume mostra o compromisso da entidade com a promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores da indústria, setor que responde por 28,7% do PIB estadual.

👷‍♂️ O que é SST?

A Saúde e Segurança do Trabalho reúne práticas, políticas e medidas voltadas à proteção da saúde e da integridade física e mental dos trabalhadores, com foco na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

Entre as ações previstas em SST estão o uso de equipamentos de proteção, treinamentos sobre riscos ocupacionais, realização de exames médicos periódicos e adequação dos ambientes de trabalho às exigências legais.

✅ Quais são as vantagens?

Para os trabalhadores, as capacitações contribuem para a redução de acidentes e doenças, a melhoria das condições de trabalho e a preservação da saúde e da qualidade de vida.

Para as empresas, os resultados incluem maior satisfação dos colaboradores, conformidade com a legislação, redução de custos com seguros, retenção de talentos e aumento do engajamento.

👉 Saiba mais na página especial do SESI/SC

Imagem
c
Treinamentos do SESI/SC também contemplam trabalhadores que atuam com colheita mecanizada

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn